terça-feira, 5 de março de 2013

JESUS, NOSSA LUZ.

TEMA: - Jesus, é NOSSA Luz.

O salmista e rei Davi, faz uma GRANDE afirmação quando disse que, a PALAVRA DO SENHOR é lâmpada para seus pés e LUZ para seu CAMINHO.

A palavra Luz, no Hebraico é (Ma-ohr) e quer dizer:
=> Fonte de luz ou Algo Produzindo luz.
No Dicionario, LUZ significa: 
Candeeiro, lâmpada, vela, O que ilumina o espírito, Claridade de um astro, ou Brilho.

O Salmista finaliza o texto dizendo que a PALAVRA é LUZ para seu CAMINHO.

Quando falamos de caminho, a Bíblia nos revela no Evangelho de Mateus 7.13-14, que existem duas portas, ou dois caminhos:
- Um caminho que leva a vida eterna, e outro que leva a condenação eterna.

Jesus ainda nós dá uma pista para qual caminho devemos seguir, no evangelho de João 14.6 Onde o próprio Jesus afirma: - Que ELE é o único caminho.

 A palavra ‘caminho’, no Hebraico é (Dêrêch) e quer dizer:
=> Direção Segura.
No Dicionario, CAMINHO significa: 
Estrada; Atalho;  Vereda; Espaço que se percorre; Direção; ou Destino.

Davi quando fez tal afirmação a respeito da Palavra de Deus, deixou claro que foi o fato de escolher amar a Deus e guardar a palavra em seu coração, que o levou a obter vitorias nas adversidades que enfrentou ao longo da sua vida.

A palavra de Deus era para Davi ‘Algo produzindo luz’ sempre que ele estava vivento momentos de trevas.
É bem verdade que sua escolha em seguir e servir a Deus foi o principal canal para Deus ser sempre sua luz.

Diferente do rei Saul, que reinou antes de Davi em Israel, pois o rei Saul escolheu o caminho da desobediência e por conta disso desagradava a Deus. Por conta de sua rebeldia, Saul perdeu a presença do Espirito de Deus e passou a ser atormentado por demônios, pois não tinha mais ‘Algo Produzindo luz’ para ‘Iluminar seu espirito’ rebelde.

Dessa forma seu destino foi ‘perder’ o reinado e ‘morrer’ muito antes de sua velhice.
Façamos como Davi, vamos escolher amar a Deus e a Palavra de Deus, vamos escolher  seguir a Jesus de coração, para que nossas vidas sigam uma ‘direção segura’, para que o meu e o seu destino seja, ter direito a vida eterna.
Pois Jesus afirma de forma ‘clara’ no evangelho de João  8.12  Que ELE é a luz do mundo; e quem o segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

 Falando nisso, neste texto Jesus diz que,
quem o segue não andará em trevas, observamos que...

A palavra Trevas, no Hebraico é (Hosheq) e quer dizer:
=> Escuridão, trevas, obscuridade, noite, crepúsculo)
No Dicionario, Trevas significa: 
Escuridão, Ausência completa de claridade ou de luz, ou Noite.

Na época de Davi ele falou de forma profética que a palavra de Deus era luz para seu caminho, pois a palavra é o verbo de Deus, que no principio estava com Deus, e o verbo era Deus, o verbo se fez carne e habitou entre nós na Terra, em outras palavras o verbo era... é... e sempre será Jesus o Cristo, sendo assim aprendemos que Jesus é a LUZ para este mundo, Jesus é Minha Luz, é sua Luz, Jesus é NOSSA LUZ.

Ainda tem Algo MUITO poderoso para nossas vidas, escrito no livro do profeta Miqueias 7.7-8, Onde o profeta diz: - (Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. O inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei;
se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz.)
Aqui nós observamos que a fé do profeta Miqueias é semelhante a fé de Davi.

E porque afirmamos dessa forma ?
Bem na época do profeta Miqueias, sabemos que o povo estava vivendo em rebeldia contra Deus e por isso, segundo o comentarista ‘F.F. Bruce’ os Assírios estavam escravizando e humilhando o povo Deus.
Zombavam do povo e também de Deus. Mas Miqueias estava o tempo todo com seu olhar voltado para Deus, esperando a providencia da parte do Senhor, pois a essa altura o povo já havia se arrependido de seus pecados.

Assim Miqueias dizia profeticamente para aquela nação pagã e inimiga do povo de Deus, que sua alegria teria pouca duração, pois Israel estava caída, Israel estava vivendo em escuridão, vivendo em uma ausência completa de luz e esperança...
Israel estava em trevas... Mas Israel iria se levantar de novo.

Observemos que o profeta finaliza o texto dizendo que: - Se eu morar em trevas, o Senhor será a minha luz.
E Deus no momento oportuno, honrou a fé de Miqueias e de seu povo e onde havia trevas, o Senhor agiu com o poder de sua forte mão, e passou a existir luz e esperança de dias melhores para Israel. Pois Deus é assim, quando entramos em um abismo profundo por nossa rebeldia, ou quando estamos vivendo em trevas por conta de nossas escolhas, devido a caminhos tortuosos que escolhemos andar.

Se nós no arrependermos de coração puro e sincero diante do Senhor, ELE escuta o meu e o seu clamor e com uma PALAVRA de sua boca ELE dissipa, destroi as trevas e então passa a existir LUZ, como está registrado em Genesis 1.1-3.
Assim, onde antes tinha lagrimas, passa existir consolo, onde antes existia dor passa a existir refrigério, onde antes existia tristeza, passa existir alegria, onde antes existia derrotas, agora passa a existir vitorias, onde antes existia trevas, passa a existir luz.
Porque Jesus é Minha Luz, Jesus é sua Luz, Jesus é NOSSA LUZ.

Amém... Glorias sejam dadas ao Pai das Luzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário