terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quatro portas que precisam ser vigiadas (04ª Porta).


Graça e Paz  amados, falaremos hoje da 04ª porta que precisa ser vigiada. 

04ª Porta Falando da ultima porta (boca) que precisa ser vigiada, em Provérbios 21:23 diz que todo “aquele que guarda sua boca e sua língua,  livra sua alma da angustia”, e isso é não exagero, pois o poder da vida e da morte estão na língua (boca) e aqueles que a amam comerão do seu fruto (Provérbios 18:21), de modo que se usarmos nossa boca com sabedoria comeremos frutos bons, porém se a usarmos imprudentemente, comeremos frutos ruins. A Bíblia afirma de forma categórica que, há momento para tudo debaixo dos céus (Eclesiastes 3:1-2), e isso inclui momento de falar e momento de calar. O problema é que tem pessoas que não conseguem se calarem em momento algum, e na maioria das vezes essas pessoas sofrem e pagam altos preços por falarem demais de forma descontrolada. Em Mateus 15:17-18 encontramos uma narrativa de Jesus com seus discípulos discutindo sobre quais alimentos contaminam o homem, e Jesus responde de forma muito direta: -O que contamina o homem não é o que entra na sua boca, mas sim o que sai de sua boca, pois provem de seu coração (Adultério, Mentira, Prostituição, Lascívia, etc), deixando muito claro que o cuidado com a boca deve ser rotineiro, de modo que não venhamos ter problemas no futuro por falar assuntos que não convém falar em determinados momentos.
Observe a situação de José do Egito, Deus lhe deu um sonho e por conta da grandeza desse sonho, ele não conseguiu ficar em silencio por muito tempo e terminou conversando  sobre   sonho  com  seus  irmãos   com  seus  pais. Só  que  depois  de  ouvirem  o sonho  de  José, seus  irmãos  foram  contaminados  pela  inveja
(Genesis 37:5 e 9), e a partir desse momento a vida de José passou de um abismo para outro abismo muito pior, pois seus irmãos tramaram para matá-lo, depois desistiram e o venderam. Assim José foi lançado num poço, foi vendido a mercadores, foi feito escravo, foi acusado e por fim foi encarcerado, porém quando alguém é marcado pela promessa de Deus NADA pode parar sua jornada rumo a vitoria, por conta disso alguns anos depois, o Senhor tirou ele da prisão e o exaltou como Governador de todo o Egito. Que venhamos tomar todo cuidado possível com o que falamos, para que nossas palavras não se tornem espinhos para nossos pés.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quatro portas que precisam ser vigiadas (03ª Porta).

Paz  amados, falaremos hoje da 03ª porta que precisa ser vigiada.  

03ª Porta= A Bíblia nos revela que as “Más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15:33) pois essa porta por onde vem a FÉ, que é o ouvir, também pode ser o canal para a contaminação pelos diversos tipos de pecado para aqueles irmãos que não tem uma vida alicerçada na Rocha (Jesus). O servo que não tem uma vida de oração e meditação na Palavra de Deus, chega um momento de sua vida que não consegue mais OUVIR a voz do Espírito Santo, e assim não atenta mais para as ordenanças do Senhor, porém em Provérbios 28:9 diz que “o que se desvia de ouvir a lei do Senhor até suas orações serão abomináveis”,  portanto precisamos ter mais cuidado com as pessoas e situações a nossa volta para não cairmos nos enganos e ciladas de satanás. Nos dias atuais muitos são os que dão lugar ao diabo e usam suas bocas para lançarem sementes contaminadas com o propósito de desviar a chamada dos servos do Senhor, por conta disso o Senhor Deus nos diz em Salmos 1:1 que “Bem aventurado aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios” pois a probabilidade de se sujar através de conselhos ou conversas erradas são grandes demais. Quanto meditamos na história do rei Roboão, filho de Salomão no Livro de I Reis 12:6-11, percebemos um jovem rei que tinha tudo nas mãos para se tornar um rei amado e querido como fora seu avô Davi e seu pai Salomão. Porém Roboão fez a coisa certa ao pedir conselhos aos anciões do reino e em seguida tomou “conselhos” com os seus jovens amigos (imaturos e inexperientes), mas tomou a decisão errada ao seguir os conselhos do jovens que lhe disseram: -Se seu pai colocava um julgo pesado sobre eles, aumente ainda mais; Se seu pai usava açoites para castigar seus criados em falha, você usará escorpiões para castigá-los (II Crônicas 10:6-14). Se Roboão tivesse “escutado” os conselhos de seu pai e andado nos caminhos do Senhor Deus, tudo para ele seria mais fácil, mas ele optou por “ouvir” as vozes malignas que lhe aconselharão de forma errada e por isso pagou um alto preço, já que seu reinado foi um grande desastre causando um efeito dominó nos reinados que vieram posteriormente. Que possamos tomar o maximo de cuidado com o que ouvimos em nosso dia – a – dia para que não sejamos contaminados pelo pecado vezes por vezes.

Miss. Paulo Alves

terça-feira, 12 de julho de 2011

Quatro portas que precisam ser vigiadas (02ª Porta).

Paz do Senhor irmãos, falaremos hoje da 02ª porta que precisa ser vigiada.


02ª Porta=  Essa porta chamada “coração” temos que vigiá-la, vigiá-la e vigiá-la, pois segundo está escrito em Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração do homem” e isso é uma das grandes verdades que estão registradas no livro sagrado, pois são muitas as situações que são relatadas na Bíblia de homens e mulheres que movidos pelos sentimentos do coração SEM ouvir ou consultar a Deus, tomaram decisões erradas e acabaram pagando altos preços e machucando pessoas que estavam próximas, como o próprio Caim que permitiu o pecado (Ciúmes e Inveja) contaminar seu coração mesmo sendo advertido (Genesis 4:7) pelo próprio Deus, e acabou matando seu irmão Abel, sendo mais tarde exilado da sua família e sendo obrigado a viver em terras estranhas longe de seus pais (Adão e Eva). Além disso a Bíblia diz que “Sobre tudo que se deve guardar, guarde o coração, pois é daí que provem as fontes da vida” (Provérbios 4:23), ou seja, temos que tomar cuidado para não sermos guiados pelo coração e nossas emoções, pois a Bíblia diz que onde está o seu tesouro, ai está seu coração (Mateus 6:21), de modo que se seu coração for puro suas atitudes serão boas, porém se seu coração for corrupto ou contaminado pelas obras da carne (Ódio, Mentira, Adultério, Ambição, Avareza etc) suas atitudes serão egoístas, idolatras  e mesquinhas. Observemos a parábola do Jovem Rico. Ele conhecia todos os mandamentos e os guardava desde sua infância, mas ao encontrar o Mestre Jesus e indagá-lo sobre a Vida Eterna, o Senhor Jesus lhe disse que faltava apenas uma coisa para de fato ter direito a vida eterna, que era vender todas as suas herdades e doar para os pobres, assim a Bíblia diz que o jovem baixou sua cabeça e afastou-se de Jesus muito triste já que ele  possuía muitas riquezas (Lucas 18:18-25). Fica muito claro que o coração daquele jovem estava totalmente voltado para suas riquezas e preferiu não ter direito a VIDA para não vender e doar suas posses. Tomemos cuidado com essa porta, pois o coração mau administrado pode nos levar ao fundo do poço, a morte espiritual ou morte física.

Miss. Paulo Alves.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quatro portas que precisam ser vigiadas (01ª Porta).

Paz do Senhor amados, vamos falar hoje um pouco da 01ª porta que precisa ser vigiada.


01ª Porta= Bem, em Mateus 6:22-23 a Bíblia afirma que os nossos olhos são as lâmpadas do nosso corpo e que se tiver luz nos olhos então nosso corpo também terá luz, de sorte que se existir trevas nos olhos, todo o corpo também estará em trevas. Já em Marcos 9:47 a Bíblia diz que, se teus olhos te fazem pecar, arranque – os e lance fora, pois é melhor entrar nos céus caolho que ir para o inferno com os dois olhos, claro que não podemos levar isso ao pé da letra, já que Deus não busca o sofrimento do homem através da mutilação do seu próprio corpo, porém fica muito claro que é uma forte advertência para termos cuidado com essa PORTA que conhecemos por olhos. Observe a situação do Rei Davi, um homem chamado segundo o coração do próprio Deus, que em um período onde os Reis saiam com seu Exercito para as guerras, Davi escolheu ficar no seu Palácio, porém ao passear pelo terraço da casa real, ele viu tomando banho e desejou a esposa de Urias por nome Bate - Seba (II Samuel 11:2-4) e não controlando mais seus instintos humanos pois o pecado já o havia contaminado pela porta dos olhos, ele tomou para si a esposa de um dos seus melhores homens de guerra e deitou-se com ela, engravidando-a em seguida. Para que seu ex-amigo e soldado não percebesse, devolveu ele para o campo de batalha sem a menor condição de continuar lutando, sendo logo assassinado pelos flecheiros adversários. Porém esse pecado do rei Davi trouxe muitas dores e lagrimas para ele mais tarde, pois seu 01º filho com Bat Seba morreu algum tempo depois do seu nascimento, seu filho Aminom violentou a sua própria irmã, a princesa Tammar e seu filho mais velho Absalão, tentou tomar o trono para si, deitou-se com as esposas de seu pai Davi e em seguida foi assassinado pelos valentes de Davi. Percebemos assim que se não vigiarmos nossos olhos, o pecado pode entrar em nossas vidas e as conseqüências desse pecado vão nos trazer sofrimentos posteriores. E nos dias atuais o cuidado precisa ser maior que no passado, pois em Mateus 5:28 Jesus afirma que qualquer um que, olhar para uma mulher (ou homem) com um desejo impuro no seu coração, este já adulterou com ela, ou seja precisamos tomar cuidado a todo momento para onde os nossos olhos estão voltados para não pecarmos contra Deus.

Miss. Paulo Alves

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quatro portas que precisam ser vigiadas


Paz do Senhor amados.

Meditando na Palavra do Senhor no livro de Romanos 10:17 que diz: - “De sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus”, o Senhor Deus me deu uma nova mensagem para sua igreja advertindo quanto a necessidade de “vigiar” nos dias hodiernos como relata Mateus 26:41 (Vigiai e Orai para que não entreis em tentação), pois temos vivido dias difíceis sobre a fase da Terra.  
A partir dessa meditação na Carta Magna de Deus, me foi dado o tema “Quatro portas que precisam ser vigiadas”, pois se a FÉ vem pelo “ouvir” que tem a PORTA de entrada os nossos ouvidos, então fica claro que o “pecado” também pode vim ao homem pelo “ouvir”, mas não a palavra de Deus, já que esta promove a FÉ. São na verdade “conversas” ou “palavras” tortuosas” que podem nos levar a PECAR, pois a palavra de Deus diz em I Coríntios 15:33 “Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes”, portanto os ouvidos são portas que precisam ser VIGIADAS.
Mas além do Ouvido, temos outras três PORTAS que precisam ser vigiadas. São elas: Os Olhos, O Coração, e A Boca.
Vamos falar de cada uma delas com a ajuda do Espírito Santo de Deus para nosso melhor entendimento dessa mensagem revelada por Deus.
No próximo post vou falar sobre a 01 Porta que são os olhos.

Miss. Paulo Alves.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Reflexão da Palavra de Deus (I Co 6.20 e I Co 7.24)

Paz do Senhor Jesus.
A alguns dias atrás um irmão me passou esses textos para meditarmos juntos e gostaria de compartilhar com mais irmãos.

( I Co 6:20 ) – “Porque fostes comprado por bom preço. Agora pois, glorifica a Deus no vosso corpo”.
Bem a Bíblia diz no evangelho de João 3:16 que Deus por amar ao mundo entregou seu próprio Filho para morrer em morte de cruz e ali derramar seu sangue sem pecados por amor de muitos. Porém essa foi a forma mais perfeita de Deus poder fazer uma NOVA ALIANÇA com os homens, já que todas as alianças anteriores foram quebradas (Adão, Noé, Abraão, Moises etc). A Bíblia nos ensina que o período sem Deus falar com o homem entre o AT e o NT foi de 400 anos devido a calamidade de pecados que o homem se aprofundou tornando o ser homem como presa fácil para Satanás, pois os sacrifícios de animais não surtiam mais efeitos já que o SANTO e o profano se misturaram. Por conta disso Deus percebeu a necessidade de “comprar” o homem mais uma vez da sua própria natureza perversa, porém desta vez não seria uma compra temporária e o preço a ser pago não seria o sangue de meros animais. Desta vez a “compra” seria eterna através de uma aliança perpetua e o PREÇO a ser pago por essas vidas não seria pequeno, seria o maior de todos os PREÇOS a ser pago por algo ou por alguém, pois este preço foi o SANGUE de Jesus Cristo na cruz do calvário, derramado por mim e por todos. Esse foi o BOM PREÇO que a carta Paulina se referia.
Já em Romanos cap. 06:13 a Bíblia nos ensina que não podemos usar o nosso corpo como instrumento de pecado, mas que precisamos usar o nosso corpo como instrumento de justiça, e em I Coríntios 6:19 a Bíblia diz que nós somos templo do Espírito Santo de Deus, sendo assim não podemos permitir que as tentações nos vençam pois MAIOR é o que está em nós do que o que está no mundo ( I Jo 4:4) e o Apostolo Paulo deixou claro que nós podemos todas as coisas naquele que nos fortalece (Filipenses 4:13) , sendo assim podemos suportar os problemas e as aflições do dia a dia sem macular o templo do Senhor (nosso corpo), e quando usamos nosso corpo como instrumento de justiça automaticamente glorificamos ao nosso Deus. Reconhecer que somos templo, casa ou habitação do Senhor e cuidar desse templo é a forma correta de glorificar a Deus com o vosso corpo.

( I Co 7:24 ) – “Irmão cada um permaneça diante de Deus naquilo que foi chamado”.
A Bíblia diz em I Coríntios cap.12:28 que  A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas, ou seja, fica claro que Deus separa dentro de sua Obra cada irmão com um chamado especifico, com talentos e com dons específicos dados pelo Senhor e manifestos pelo Espírito Santo de Deus. Por conta disso cada irmão ao fazer uma aliança com Cristo, precisa buscar do Senhor qual é o seu chamado dentro da Obra de Deus, para que o Espírito Santo possa usá-lo com ousadia, autoridade e poder naquilo que ele foi chamado. O rei Saul tinha sido coroado rei e não Sacerdote ou Profeta, porém mesmo assim decidiu apresentar a Deus sacrifícios de animais em Gilgal, quando quem deveria apresentar seria o Profeta Samuel que tinha um chamado para isso (I Sm cap.15). Devido a essa precipitação e desobediência do rei Saul além de outras falhas, o mesmo viu seu reinado deixar de existir. Assim é nos nossos dias precisamos saber exatamente qual é o chamado de Deus para nossas vidas para que possamos ser usados por ELE dentro de sua obra, precisamos entender que não vamos ter todos os dons Espirituais e que os talentos do irmão A podem ser diferentes dos talentos do irmão B, porém Deus vai usar a todos naquilo que for útil para o crescimento e fortalecimento da obra, afinal como está escrito em I Co 12:5, 6 e 7 os ministérios podem ser diferentes, mas o Espírito que opera em todos é o mesmo. Dessa forma precisamos permanecer naquilo que Deus nos chamou.

Miss. Paulo Alves